segunda-feira, 27 de junho de 2016

Gabriel Versiani lança CD “Ainda Sambo” no Carioca da Gema



O cantor e compositor Gabriel Versiani apresenta na quarta-feira (29/06), no Carioca da Gema, o show de lançamento do CD “Ainda Sambo” (Fina Flor, 2016). A apresentação começa às 21h30, com o repertório do novo trabalho e do primeiro CD do artista, homônimo, lançado em 2009. Na sequência, Versiani e banda comandam um baile com sambas consagrados, de nomes como Cartola, Chico Buarque, Jorge Benjor e Nei Lopes. A banda será composta por Gabriel Guenther (bateria), Marcelo Müller (baixo), Matias Zibecchi (percussão) e Yuri Villar (sax e flauta).

AGENDA:
Data: 29/06, quarta-feira.
Horário: 21:30 às 01:30.
Local: Carioca da Gema – Av. Mem de Sá, 79, Lapa.
Ingressos: R$ 25.
Reservas: 2221-0043.
Classificação: 18 anos.

O CD “Ainda Sambo” traz 10 faixas e conta com as participações especiais de Mart’nália, Joyce Moreno e Orquestra Criôla. Versiani contou com músicos experientes para a gravação do disco: Camilo Mariano (bateria), Ivan Machado (baixo), Itamar Assiere (teclado), Marcelinho Moreira (percussão) e Cláudio Jorge, no violão e nos arranjos de base. É Cláudio quem assina a produção do disco, e ainda a autoria da faixa “Não vá dizer” - primeira parceria com o filho Gabriel. Os arranjos de sopro são de Humberto Araujo, com sua Orquestra Criôla no melhor estilo ‘gafieira’, em seis faixas. A participação de Mart’nália é em “Qualquer bobagem”. Já Joyce Moreno divide o vocal com Gabriel em “Urca”, música dedicada ao bairro carioca. A série de shows de lançamento incluiu o Centro de Referência da Música Carioca (21/05) e o Espaço Cultural Sérgio Porto (22/06).

Ouça o CD em https://www.youtube.com/watch?v=pmYnI-12sco.

Trajetória

"Uns dez anos atrás, uma revista japonesa me pediu uma previsão para o futuro da MPB - eu tinha casualmente acertado em previsões anteriores, e fiquei com fama de 'adivinha' por lá... Disse a eles que os filhos da nossa geração eram a melhor esperança, pois são os poucos a ter tido contato, ainda em casa, com a grande arte brasileira. Aí está uma prova: Gabriel Versiani, filho de Claudia Versiani e Cláudio Jorge, o cara é bom mesmo". Joyce Moreno - cantora, compositora (Facebook, abr/14)

Gabriel Versiani teve contato com a boa música desde cedo: é filho do violonista, compositor, arranjador e produtor Cláudio Jorge, e da jornalista e ex-cantora Cláudia Versiani. Iniciou sua trajetória artística integrando a banda de forró Rodagente, no final da década de 90, ao lado de artistas como João Cavalcanti e Gabriel Azevedo – integrantes do grupo Casuarina. A banda fez shows de abertura para Lenine, Nação Zumbi, Falamansa, Mestre Ambrósio, Cordel do Fogo Encantado e Forróçacana, nas principais casas do Rio dedicadas ao gênero. Nessa mesma época, Versiani cantou em três faixas no CD "Forró na Estrada", produzido pelo músico Julinho Teixeira. Em 2002, com o fim da banda e, logo após se formar em Jornalismo pela PUC-Rio, Gabriel passou a apresentar seu trabalho autoral - voltado principalmente para o samba-jazz - acompanhado por músicos da nova geração carioca.

Em 2003, teve a oportunidade de acompanhar, como violonista, a cantora Mart'nália, em show realizado em Bragança Paulista (SP). A conexão é antiga: aos oito anos de idade, Gabriel passou a frequentar o bairro de Vila Isabel, levado pelo pai, que é o violonista oficial de Martinho da Vila há quase três décadas.

Ainda em 2003, fez show de abertura para a apresentação de Lenine, no evento "O Rio canta a paz", realizado na sede da ONG Viva Rio. Em 2006, após trabalhar por dois anos em uma multinacional, decide ingressar na faculdade de música na Uni-Rio (a qual cursou 5 períodos). Nesta época, foi convidado a participar do programa “Parada Oi”, do canal Multishow. Entrevistou nomes como Elba Ramalho, Beth Carvalho e Arlindo Cruz, saindo vencedor nas edições Rio de Janeiro e Paraíba. A participação rendeu duas composições para o programa: "Oi Paraíba" (inédita) e "O Rio é", gravada em seu primeiro CD. Ainda em 2006, fez shows no Estrela da Lapa, com participações de Wilson das Neves e Luiz Carlos da Vila.

Gabriel Versiani teve as músicas “Filho de Ogum” e “Tribeira” gravadas pela cantora Letícia Tuí, no CD “Sambaião” – indicado ao Prêmio da Música Brasileira em 2008. O trabalho de estreia de Gabriel saiu em 2009. O CD homônimo foi produzido por Papito Melo, traz 12 faixas autorais e contou com as participações especiais dos grupos Casuarina e Rio Maracatu. Os shows de lançamento ocorreram no Centro Cultural Carioca e no SESC-Santana (SP). Em 2015, se apresentou no festival Dia da Música, no palco Parque das Ruínas.

O músico já se apresentou também em locais como Rio Scenarium, Teatro Odisséia, Casa Rosa, Sala Funarte, nos extintos Ball Room e Bar da Ladeira. Fez participações especiais em shows do grupo BondeSom (Circo Voador, Clube dos Democráticos, Cinemathèque) e deu ‘canjas’ em shows do Casuarina (Fundição Progresso, Rio Scenarium, Dama da Noite). Gravou no CD “Amigo de Fé”, de Cláudio Jorge, cantando a música “O independente” (Cláudio Jorge/ Sidney Miller), participando do show de lançamento no Teatro Rival.

Contato: imprensa.versiani@gmail.com
(21) 98683-8149

Nenhum comentário:

Postar um comentário